segunda-feira, 19 de abril de 2010

LÁGRIMAS DE SAL



TEJO
Que levas as ondas
Para lá longe
Onde já estive
Lágrimas
- de sal em saudade -
P’los amores
Que lá tive...





TEJO!
Meu Tejo adorado
- meu segredo de viagens -
(das partidas às chegadas)
És o rio mais recordado
- em brisas e em aragens -
E por saudades chorado!...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PORTUGAL

Somos uma Nação
e de outras Nações
Pai e Irmão
onde os nossos
e outros corações
já lá vão
e ‘inda lá estão...


Somos inquietude
e glória;
Somos ilusão
história.
Juventude
e saudade
Eterna recordação
que findou
E em todos nós
restou
Apenas fraternidade!


Somos uma só Nação
nascida dum ideal...
Fomos alma coração
cujo nome é PORTUGAL!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

HISTÓRIA GLORIOSA DE AVIADORES







UM EXEMPLO DE ABNEGAÇÂO, CORAGEM E HUMANISMO






Naquele dia de Dezembro de 1943 o jovem piloto Franz Stigler era um dos pilotos de alerta, quando lhe é dada como ordem de missão interceptar e abater um alvo inimigo entretanto detectado.
Franz Stigler rapidamente descola no seu caça Messerschmidt ME 109 G e aproxima-se do alvo, um bombardeiro, mas o quadro que se lhe deparou era absolutamente desconcertante:
- A aeronave só milagrosamente voava, com furos na fuselagem, danos no leme de direcção e na proa, tripulantes feridos, tal como o piloto que deseperadamente procurava manter a aeronave no ar, que descontroladamente se internava em território alemão!
Franz Strigler num raro exemplo de abnegação, coragem e humanismo, perante este quadro desolador emparelhou a sua aeronave com o bombardeiro, saudou os ocupantes e conduziu-a até ao Mar do Norte, na a rota de regresso a Inglaterra.
Regressado à sua Base, o piloto da Luftwaffe reportou a missão como cumprida com o alvo abatido sobre o mar, remetendo-se ao silêncio, sobre o que realmente ocorreu.
Manteve-se assim este interessante apisódio da 2ª Grande Guerra envolto em mistério durante largos anos. Contudo, Charles L, Charlie Brown, o jovem Tenente Americano do bombardeiro B-17, a «fortaleza voadora» jamais esqueceria esse acontecimento que lhe poupou a vida. Encarregado de destruir uma fábrica nos arredores de Bremen, vira o seu «Ye Olde Pub» ser seriamente atingido pelo fogo dos caças e antiaéreas alemães. Com o sistema de navegação inoperativo, danos na fuselagem, proa e leme de profundidade, entrava cada vez mais em território inimigo, em vez de, conseguir orientar-se de regresso à Base Aérea de Seething, em Kimbolton, onde integrava o 379º Grupo de Bombardeiros.
Regressado aos Estados Unidos, Charlie Brown continuou os seus esforços no sentido de conseguir desvendar o mistério e o protagonista que lhe proporcionou salvar a sua vida, a dos artilheiros e da aeronave.
Em 1989, quarenta e seis anos depois deste marcante episódio, o Tenente-coronel Charlie Brown, conseguiu finalmente localizar o Piloto alemão e encontrar-se com ele, conjuntamente com os cinco elementos ainda vivos, graças ao raro acto de humanismo, coragem e abnegação do militar alemão.
Ocorreu nos Estados Unidos, no encontro anual da Associação do 379º Grupo de Bombardeiros e Charlie Brown e os seus camaradas puderam finalmente prestar tributo ao seu salvador, o piloto alemão Franz Stigler!
Mas também curioso nesta verídica narração é o facto de Franz Stigler ter emigrado para o Canada, após a 2ª Grande Guerra, em 1953 tendo-se fixado nas proximidades de Vancouver, onde se tornou num próspero homem de negócios. Aí vem a tomar conhecimento da notícia da odisseia do B-12, pilotado pelo Tenente Charlie Brown, que desesperadamente procurava desvendar o protagonista da Força Aérea Alemã.
Charlie Brown passou à Reforma em 1972, no posto de ten-coronel, vivendo em Miami.
Depois deste primeiro encontro os dois pilotos encontraram-se muitas vezes, frequentemente com audiências de militares, no Canadá e nos Estados Unidos.
Um dos últimos deu-se no Encontro anual da «Air Force Ball», em Setembro de 1955, em Maiami, onde os antigos «inimigos» foram homenagiados.
Franz Stigler faleceu em 22 de Março de 2008 com 93 anos de idade e Charlie Brown em 24 de Novembro, do mesmo ano, com 86.

(Fontes:http://www.snopes.com/military/charliebrown.asp e http://www.valorstudios.com/Franz-Stigler-Charlie-Brown.htm?gclid=CImtq8an5aACFVOY2AodTV0sNg )